Blog

Anemia Ferropriva

A anemia Ferropriva é a deficiência nutricional mais comum em todo o mundo e atinge cerca de 40% das crianças brasileiras menores de 7 anos. Ela ocorre por deficiência de ferro e acomete também quem come carne (isso mesmo, a pessoa come carne e tem anemia!!!!). Então vamos entender algumas coisas básicas: A anemia por deficiência de ferro tem incidência alta após o desmame e não por acaso existe um programa nacional de suplementação de ferro até os dois anos de vida. Você sabia disso? 

Crianças que são atendidas na rede pública se beneficiam desse programa mas na rede particular essa orientação fica a critério do pediatra que acompanha a criança. Na criança pequena essa deficiência acontece porque o ritmo de crescimento é muito acelerado e após os 6 meses ela passa a consumir outros alimentos além do leite materno… E dependendo do que comer, não terá ferro suficiente!!!! É por isso que as farinhas são fortificadas com ferro.
 
No adulto a anemia ferropriva também ocorre por causa de uma alimentação inadequada (o que não significa ter que comer carne) mas pode acontecer também em mulheres que têm um fluxo menstrual muito intenso…
 
A melhor forma de prevenção é uma alimentação saudável e balanceada mas se isso não for possível podemos suplementar o ferro com medicamentos específicos.
Uma vez instalada a anemia, o tratamento deve ser feito com medicamento porque fica muito difícil corrigir o erro através da  alimentação mas uma avaliação alimentar é fundamental pra que anemia depois de corrigida não volte a aparecer…
 
Os sintomas da anemia ferropriva mais comuns em crianças são a palidez e o desejo por comer coisas estranhas como terra. Nos adultos, os sintomas iniciais são cansaço e falta de disposição. Nos estágios mais avançados pode ocorrer até falta de ar. O diagnóstico dessa anemia é feito através de uma avaliação médica detalhada, incluindo um inquérito alimentar e a solicitação de alguns exames laboratoriais específicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *