Meus amados, vocês sabiam que o ferro heme que somente pode ser encontrado nas carnes, está associado a um maior risco de se desenvolver diabetes e alguns tipos de câncer?
Justamente por isso muito se questiona sobre a recomendação de consumir carne para prevenção de anemia.
Mas será que é possível prevenir anemia sem comer carne?
Meus amados, o ferro vegetal apesar de ter uma menor absorção do que o ferro das carnes, está presente em quantidades bem maiores o que acaba compensando essa menor absorção.
Como assim, Fernanda?
Vamos fazer umas continhas: cada 100 g de filé mignon fornecem 2, 9 mg de ferro, sendo absorvidos 18%, cerca de 0,5 mg. Já 100 g de feijão carioca fornecem 8,0 mg de ferro mas somente são absorvidos 10% , ou seja 0,8 mg que é bem mais do que a quantidade absorvida da carne!
Menor absorção mas no final temos uma maior quantidade de ferro absorvida.
Além disso, essa menor absorção do ferro vegetal exerce um efeito protetivo contra o excesso de ferro no organismo que é bastante prejudicial por causar oxidação do colesterol.
Mas aqui estamos falando de PREVENÇÃO e caso você já esteja com anemia, será preciso suplementar o ferro, pois a quantidade desse nutriente necessária não pode ser atingida somente com alimentação.
Ainda ficou com dúvidas? Escreve aqui nos comentários que terei o maior prazer em te ajudar.🤩😉
#segundasemcarne#comidavegana#poramoraosanimais#plantbased#plantbaseddiet#dietavegetariana#semcarne#anemia#fontedeferro#vitaminab12#b12