Tenho visto muitos vegetarianos iniciarem por conta própria a suplementação de B12 e isso tem me preocupado muito.
Desculpem o desabafo mas pessoal: SAÚDE É COISA SÉRIA!!! Tão séria que estudamos no mínimo 6 anos para começarmos a poder prescrever uma simples dipirona para dor de cabeça!
Suplementar B12 sem uma orientação médica é AUTO-MEDICAÇÃO!
Quando suplementamos a B12, mexemos com várias reações metabólicas, o ácido fólico e a ferritina podem abaixar e você ao invés de se sentir melhor, pode se sentir até mais cansado (a).
E não é só isso!!! Se a B12 estiver muito baixa, serão necessárias doses bem mais altas, e quanto mais alta a dose maiores os riscos de alterar todo nosso metabolismo.
Uma B12 baixa pode estar associada também a outras deficiências que precisarão ser corrigidas também e podem até piorar se só for feita a suplementação de B12.
Se você já tem deficiência de ferro ou anemia, a suplementação de B12 pode piorar os seus sintomas.
Um nível sérico de B12 acima de 500 pg/mL não é garantia que você esteja com níveis adequados porque a avaliação da B12 necessita de outros exames também como a homocisteina e e o ácido fólico.
Existem formas análogas de B12 que aumentam os níveis sanguíneos mas essa B12 NÃO EXERCE FUNÇÃO NO ORGANISMO!
A spirulina é uma fonte de B12 análoga, então, CUIDADO se vc consome e está com níveis “adequados” de B12 mas não passou por uma avaliação médica!
Se você acha “caro” pagar pela avaliação de um profissional qualificado, avalie os custos que terá se adoecer… Além disso, o adoecer nem sempre é algo “fulminante”, pode simplesmente ser uma dificuldade para estudar, necessidade de tomar café o dia todo, insônia, alterações na consistência das fezes, queda de cabelos, sintomas que muitas vezes não percebemos ou não valorizamos porque já nos acostumamos com eles!
Muitos pacientes que já atendi com níveis baixos de B12 não referiam sintoma algum mas após a suplementação se sentiram muito mais “energizados”.
Conta pra mim quem cuida da sua suplementação?